Syntax coloring

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Certificação Java

Em dezembro de 2004 fiz a minha primeira certificação Java (SCJP 1.4). Depois o tempo passou, e no ano passado (2007) tinha colocado como meta fazer a de desenvolvedor web. Como deixei para o fim do ano, acabei fazendo o exame no dia 27 de dezembro! Pode? Resultado: fiz até entrevista para o site da Sisnema. Quem quiser conferir, clique aqui.

JavaScripTools

Em julho de 2003 publiquei a primeira versão beta do JavaScripTools, que é uma biblioteca de funções e componentes JavaScript. Inicialmente a idéia era o uso de uma tabela que pudesse ser dinamicamente atualizada. Junto com ela, algumas funções genéricas faziam parte do pacote. Com o passar do tempo, a tabela foi ganhando cada vez mais opções, novas funções foram adicionadas, um conjunto de parsers e máscaras de digitação, para que o usuário possa, por exemplo, digitar números ou datas formatadas, além de máscaras personalizadas.
Quando o JavaScripTools foi publicado, ainda eram bem raras as bibliotecas JavaScript. Hoje existem inúmeros frameworks e opções (alguns dos mais conhecidos são: prototype, dojo, ext, yui, ...). Ainda assim, muitos sistemas utilizam o JavaScripTools, especialmente para as máscaras de digitação, que são bastante poderosas e customizáveis, além da tabela dinâmica.
Para quem estiver interessado, pode ver exemplos do JavaScripTools, ou baixar o pacote completo na página do Source Forge.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Free IT!!!

Este ano iniciou junto com uma nova empresa: Free IT.
Ela ainda é um exército de um homem só, mas não se pode subestimar o futuro, principalmente porque Deus está junto nessa!
O principal cliente da Free IT é a organização holandesa STRO, que tem um escritório em Porto Alegre chamado InStroDI, onde trabalho há quase 3 anos. Desenvolvemos o sistema Cyclos, que é um software bancário para projetos com moedas comunitárias.
Que este ano seja de sucesso aos projetos da STRO e da InStroDI, e de crescimento para Free IT.
Deus abençoe a todos!!!