Syntax coloring

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Mais KDE 4.1: Menu de compactar / extrair e plasmoid de início rápido

Quem já usou o KDE 4 (especialmente o 4.1), deve ter sentido falta de pelo menos uma coisa essencial no Dolphin (gerenciador de arquivos): ao clicar com a direita em um arquivo compactado, cadê o menu extrair? E ao selecionar arquivos e diretórios, cadê o compactar?
Bem, o fato é que oficialmente só no KDE 4.2. Mas, se você quer essa funcionalidade hoje, tem como!
Adicione o seguinte no seu /etc/apt/sources.list:
deb http://ppa.launchpad.net/samrog131/ubuntu intrepid main

Depois, rode os comandos:
sudo apt-get update
sudo apt-get install servicemenu-extractandcompress

Reinicie o Dolphin, e lá estarão os menus!

Outro elemento que falta para quem estava acostumado com o KDE 3.5 é um applet de início rápido (com vários atalhos em um só lugar). Para tal, após adicionar a linha acima no /etc/apt/sources.list e rodar o sudo apt-get update, rode:
sudo apt-get install plasmoid-quicklauncher

Depois, ao utilizar o adicionar widgets no painel ou na área de trabalho, você verá o QuickLauncher, para onde você pode arrastar os atalhos a partir do editor de menus ou do menu principal.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Driver NVIDIA e KDE 4.1

Quem já usou o KDE 4.1 em um micro com placa NVIDIA (usando o driver proprietário) sabe do que eu estou falando. Quando o cursor pisca em uma aplicação GTK, ao passar o mouse sobre o painel, os botões somem, piscam, mudam as cores...
E isso é um bug no driver da NVIDIA.
Era.
Acontece que foi lançado o driver 180.06 (beta), que pode ser baixado do site da NVIDIA (32 ou 64 bits), que corrige esse problema.
Basta baixar, abrir um terminal e executá-lo (chmod +x ;./).
Pronto. Aí é só alegria.
Ah, "de lambuja", a performance 2D ficou bem melhor também...
Só vale a pena lembrar que é um driver ainda beta, por isso, pode conter outros bugs... Mas no meu caso valeu (e muito) a pena atualizar.

[Atualização]
Atenção: Se você instalar o driver da NVIDIA manualmente, conforme descrito, sempre que seu kernel for atualizado (como aconteceu recentemente no Intrepid Ibex), o ambiente gráfico (X.org) não vai mais subir, e você terá que reinstalar novamente o driver.