Syntax coloring

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fim do "distro-hopping"?

Talvez seja a paternidade, eu não sei.
Mas cansei da brincadeira de ficar instalando uma nova distribuição do Linux a cada alguns dias / semanas...
Neste último mês, em especial, já instalei: openSUSE, Kubuntu Lucid Alpha 2, sidux e Arch Linux.
Pronto, cheguei no meu limite!
Acho que agora me aquietei: Voltei pro Kubuntu Karmic (versão estável), nos 2 computadores (desktop e laptop). Tem seus problemas, mas todos têm. Só que acho que no Kubuntu, as vantagens superam em muito os problemas.
E a próxima versão, o Lucid, vai ter... (ops!, será que já estou tentado a atualizar para a versão alpha? argh, vou esperar pelo menos a RC...)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Testando o openSUSE

Bem, minha já longa lista de distribuições de Linux que testei agora tem mais um nome: openSUSE.
Na verdade eu já havia usado há bastante tempo o SuSE, mas é a primeira vez que uso o openSuSE.

Minhas motivações:
  • Estava usando há algum tempo o sidux. Gosto muito dele por ser baseado no Debian e ter as últimas versões de todos os programas (pode ter algum atraso, mas elas chegam!). Entretanto, ela não é para iniciantes, e gostaria de testar uma distribuição mais fácil de usar.
  • Uso o Kubuntu no trabalho, mas acho que ele decaiu muito faz algum tempo. Tomara que o Project Timelord, que tenta fortalecer a distro e ligar alguns pontos que estavam faltando, dê frutos, e o Lucid Linx (10.04) seja melhor que as anteriores. Apesar de ser mais fácil que o sidux, tem seus problemas (como todos, aliás)
  • Não gosto de esperar o tempo de vida inteiro da distribuição para poder atualizar aplicações como openoffice, gimp e firefox. O openSUSE tem o BuildService (parecido com o PPA do ubuntu, mas mais integrado), inclusive alguns "semi-oficiais" para suportar versões mais novas de aplicações na versão atual.
  • Quando vi que tinham programado uma integração do Firefox para o KDE, fiquei impressionado. Estou há anos buscando isso. Consegui instalar essa versão no Kubuntu (tem um PPA do deb-fx) no trabalho, mas nem sinal disso no sidux (que, como o Debian, nem tem firefox, tem iceweasel!).
  • Li vários posts dizendo que o openSUSE é a melhor distro no que se refere ao KDE. Inclusive alguns dos principais desenvolvedores do KDE são funcionários da Novell e trabalham no openSUSE.
Instalação:
  • Resolvi instalar apenas no notebook. Meu desktop segue com o sidux.
  • Baixei a versão em DVD de 32 bits :-o. Logo eu que sempre advoguei o Linux em 64 bits... Verdade, mas pretendo, caso resolva continuar com o openSUSE, baixar a versão 64 bits. Aliás, nesse caso, vou baixar o net install, que baixa todos os pacotes da rede na hora da instalação.
  • A instalação foi fácil, o instalador é uma barbada de usar. E até foi rápido pra instalar. Muito mais rápido que baixar os 4,2GB do DVD e gravar o dito cujo na mídia :-)

Minhas impressões:
  • Acostumado com o Kubuntu (que fora o bootsplash não tem nenhuma identidade visual) e com o sidux (que tem um tema preto e vermelho que é até meio macabro...), achei o visual do openSUSE um artigo de luxo. O menu do grub, o bootsplash, o tema do KDM, do ksplash e da área de trabalho... Tudo se integra em uma identidade visual verde escuro muito bem feita. Parabéns à equipe de arte do openSUSE. Até o a tela de apresentação (splash screen) de algumas aplicações (como o Gimp e o OpenOffice) são customizadas para a identidade visual do openSUSE.
  • O Yast, que é uma aplicação de gerenciamento do computador é muito útil e bem integrada com o KDE. Com ele é possível gerenciar os softwares instalados, configurar usuários, segurança, firewall, compartilhamentos... Certamente uma ferramenta assim falta para a família *buntu.
  • A integração do Firefox com o KDE é realmente aquilo que eu havia lido... É muito chato ficar usando hacks como este ou este para o Firefox parecer saber que o KDE existe...
Enfim, recomendo o openSUSE para quem estiver interessado no Linux e no KDE. Bem melhor que o Kubuntu na minha opinião. E mais fácil de usar que o sidux ou o Arch...