Syntax coloring

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dica: O que fazer após instalar o Kubuntu Linux

Como recentemente instalei o Kubuntu Lucid Lynx (beta 1) no meu netbook (tive que fazer algumas intervenções para que o hardware funcionasse 100%), resolvi fazer uma compilação de coisas a se fazer após a instalação:
  • A primeira dica começa ANTES da instalação: Achei o novo instalador do Lucid muito, mas MUITO lento! Então baixei o instalador mínimo (http://cdimages.ubuntu.com/netboot/lucid/) - o arquivo boot.img.gz, e depois. Este modo de instalação é modo texto (mas com menus bem fáceis), e baixa todos os pacotes da internet. Para isso, requer uma conexão de rede por cabo (o wireless vai funcionar só depois de instalado). Para instalar dessa forma, faça o seguinte:
    • Conecte um pen drive (TODOS os dados serão removidos).
    • Abra um terminal.
    • Digite dmesg, e veja em qual device ele foi reconhecido (normalmente sdb ou sdc). Às vezes demora alguns segundos até aparecer.
    • Descompacte a imagem: gunzip boot.img.gz
    • Copie a imagem para o pen drive: sudo dd if=boot.img of=/dev/sdX (sendo o mesmo reportado no final do dmesg). CUIDADO! Se usar o dispositivo que é o HD, babaus para os seus dados!
    • Depois é só iniciar o micro com o pen drive conectado. Normalmente tem que entrar em um menu de boot na inicialização ou no setup.
    • É só seguir os passos, e, no fim, escolher qual "forma" sua instalação vai ser: ubuntu desktop, ubuntu netbook, kubuntu desktop (minha favorita!), kubuntu netbook (não gostei da interface), xubuntu, lubuntu, server, ...
    • Ao reiniciar a máquina, o sistema vai estar devidamente instalado e atualizado. Considero este método melhor do que baixar o iso e depois ainda ter que baixar várias atualizações.
  • Instalar o suporte à tradução para o português: Configurações do Sistema (System Settings), Regional e Linguagem (Regional & Language), Instalar novo idioma (Install new language). Pacotes adicionais devem ser baixados. Depois, caso não esteja selecionado, selecione Português. Caso contrário, basta fechar. Aí, no Adicionar idioma (Add language), selecione Português do Brasil. Clique em aplicar. Será preciso sair do KDE e fazer login novamente para que todo o ambiente fique em português.
  • Instalação do firefox. O Kubuntu tem um instalador no Programas > Internet. Se quiser usar ele como navegador padrão, nas Configurações do sistema > Aplicativos padrão > Navegador web, selecione o firefox a partir do botão "...". Normalmente, também removo o Konqueror dos favoritos do menu e adiciono o Firefox.
  • Instalação de codecs de vídeos e flash: sudo apt-get install kubuntu-restricted-extras
  • Instalação do plugin java: Requer entrar no KPackageKit, configurações > Editar fontes de software > Outro software e marcar o repositório canonical partner. Depois, pode-se instalar o pacote com o sudo apt-get install sun-java6-plugin. ATENÇÃO: Não instale o java pelo KPackageKit, pois ele não sabe o que fazer quando os instaladores querem interagir com o usuário, e dá erro. Para instalar o java, é necessário aceitar sua licença.
    O Lucid por enquanto tem um bug, que mesmo com o pacote instalado, o firefox não enxerga o plugin. Para solucionar, rode: sudo ln -s /usr/lib/xulrunner-addons/plugins/libjavaplugin.so /usr/lib/mozilla/plugins
  • Instalação da biblioteca para ler DVDs de filmes, caso não seja um netbook: veja as instruções em https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu. Basicamente:
  • Trocar o mouse para navegar em pastas com 2 clicks ao invés de 1: Configurações do sistema > Mouse e Teclado > Mouse > Clique duplo para abrir arquivos e pastas.
  • Instalar o Skype: Baixe o skype em http://www.skype.com e instale-o. 
  • Garantir que programas GTK rodados como root têm a mesma aparência que o resto do sistema. Isto é especialmente útil se você quiser instalar o synaptic: sudo ln -s $HOME/.gtkrc-2.0-kde4 /root/.gtkrc-2.0
Esta lista não é exaustiva, nem todos os seus passos servem para todo o mundo. Se alguém tiver dicas de outras coisas a serem feitas, comentários serão bem vindos!

    terça-feira, 6 de abril de 2010

    Netbook Philco PHN 10103 e o Linux

    Estes dias comprei um netbook da Philco, modelo PHN 10103, que veio com o Mandriva Linux pré-instalado.
    Uma das primeiras coisas que fiz foi instalar o Kubuntu Lucid (ainda em beta) nele.
    Tive alguns problemas com o hardware, mas todos eles têm solução. Estas dicas funcionam para qualquer variante do Ubuntu Lucid (Kubuntu no meu caso, mas funciona para Ubuntu, Xubuntu, Lubuntu...). Se você usa outras distribuições, pode adaptar estas dicas para elas.

    Webcam de cabeça para baixo:
    Para isto, deve-se instalar uma versão mais nova do pacote libv4l, mais o frontend para configurar:
    sudo add-apt-repository ppa:libv4l
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install gtk-v4l libv4l-0

    Depois, rode o gtk-v4l e ajuste as opções de espelho horizontal e vertical. Para o skype, tive usar um script. No meu caso, o arquivo está no $HOME/bin/run-skype, com o seguinte conteúdo:
    #!/bin/bash
    LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so skype

    Não esqueça de dar permissão de execução para esse arquivo, e alterar o lançador do menu para ele ao invés do comando padrão.

    Teclas de atalho que não funcionam:
    Para esta dica, gostaria de agradecer grandemente ao Corentin Chary, que é o desenvolvedor do módulo do kernel que suporta o ACPI nos notebooks da Asus, e este netbook é um deles. O Corentin foi muito prestativo e respondeu prontamente às perguntas até chegarmos à solução.

    Deve-se adicionar parâmetros no arquivo /etc/default/grub (abrir com o sudo). Procure a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT e adicione, dentro das aspas, o seguinte: (sem aspas) "acpi.power_nocheck=1". No meu caso, essa linha ficou assim:
    GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="splash quiet acpi.power_nocheck=1"

    Finalmente, rode no terminal: sudo update-grub e reinicie a máquina.

    A única função que não funcionou direto foi a de ligar / desligar o touchpad. Mas isso também tem solução! Vamos ao terminal:
    sudo apt-get install aosd-cat

    Depois, deve-se modificar o arquivo executado quando o evento de touchpad é detectado. Para isso, rode o seguinte:
    cd /etc/acpi
    sudo mv asus-touchpad.sh asus-touchpad.sh.orig
    sudo nano asus-touchpad.sh

    Então, cole o seguinte conteúdo:
    #!/bin/bash
    [ -f /usr/share/acpi-support/state-funcs ] || exit 0
    . /usr/share/acpi-support/power-funcs
    getXconsole
    DEVICE="AlpsPS/2 ALPS GlidePoint"
    PROPERTY="Device Enabled"
    QUERY=`xinput list-props "$DEVICE" | grep "$PROPERTY"`
    VALUE=${QUERY#*:}
    if [ $VALUE == "1" ]; then
            xinput set-int-prop "AlpsPS/2 ALPS GlidePoint" "Device Enabled" 8 0;
            echo "Touchpad desligado" | aosd_cat -p 7 -u 1000;
    else
            xinput set-int-prop "AlpsPS/2 ALPS GlidePoint" "Device Enabled" 8 1;
            echo "Touchpad ligado" | aosd_cat -p 7 -u 1000;
    fi
    exit 0

    Depois, torne-o executável e adicione o serviço acpid para ser executado ao iniciar a máquina:
    sudo chmod +x asus-touchpad.sh
    sudo update-rc.d acpid defaults
    sudo start acpid

    Repare que nesta última linha, o serviço acpid é iniciado. Assim, ao apertar Fn+F9, você verá uma mensagem na tela indicando o estado do touchpad.

    Assim, o netbook funcionou perfeitamente no Linux. Aliás, isso já era sabido, pois ele veio com o Linux instalado, mas precisou dessas intervenções manuais para funcionar tudo ok.