Syntax coloring

sábado, 24 de setembro de 2011

Atualizando o firmware do LG Optimus ME (P350) com VirtualBox no Linux

Eu comprei recentemente um celular LG Optimus ME (P350), que vem com o Android 2.2.2.
O problema é que ele vem com o firmware bem desatualizado 10a. Ele tem um bug que, ao tocar na tela, a cpu vai lá em cima... Emfim.
Baseei-me neste post para realizar o procedimento: http://www.sleetherz.com/2011/09/how-to-update-lg-optimus-p350-to-firmware-v-10c/
Mas tem um detalhe extra: Como não tenho o windows instalado (uso somente o Linux), e o software é só para windows, temos um probleminha. Mas, como nem tudo é perfeito, tenho um VirtualBox com um winxp pra esses casos... Então tá.

Atenção! Este procedimento foi o que eu fiz, e funcionou para mim. Não me responsabilizo caso dê algo errado...

Primeiro: Quando o telefone está em modo de emergência, ele é detectado pelo Linux como um modem. Assim, o kernel sobe o módulo cdc_acm, para poder utilizar o dispositivo. O problema é que se o Linux usa o dispositivo, não tem como ele ser usado pelo VirtualBox. Então, a primeira coisa a fazer é impedir o carregamento desse módulo. Edite o arquivo /etc/modprobe.d/blacklist.conf e adicione a seguinte linha:
blacklist cdc_acm. Depois que o procedimento terminar, você pode remover essa linha.

Segundo
: Tenha o VirtualBox com o Extension Pack instalado. Dê uma olhada na página de downloads: http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads.

Agora, execute estas operações dentro da máquina virtual:

  1. O artigo no qual me baseei recomenda que o micro esteja desconectado da Internet. No VirtualBox, basta ir em Dispositivos > Adaptadores de Rede e desmarcar o Cabo conectado.
  2. Baixe o firmware em http://www.lg-phones.org/lg-optimus-me-firmwares-download.html. Instalei o 10c por ser o último com suporte a português do Brasil. Mas tem até o 10f.
  3. Baixe o driver da LG para o telefone: http://www.mediafire.com/?qvdbresp5nntb6x.
  4. Baixe o KDZ firmware uploader: http://www.unclenet.de/files/KDZ_FW_UPD_EN.7z.
  5. Instale o driver da LG.
  6. Extraia o KDZ_FW_UPD_EN.7z.
  7. Instale o msxml.msi que está dentro do arquivo do KDZ.
  8. Com o telefone desligado e desconectado da porta usb, segure as teclas de aumentar volume, baixar volume e ligar ao mesmo tempo.
  9. O telefone vai iniciar em modo de emergência.
  10. Conecte o telefone no micro pela porta USB.
  11. Passe o controle do dispositivo USB para o VirtualBox: No menu Dispositivos > Dispositivos USB, Marque o telefone LG.
  12. Execute o programa KDZ_FW_UPD.exe, que está dentro do arquivo do KDZ.
  13. Selecione as opções  3GQCT no “Type” e DIAG no “PhoneMode”.
  14. Selecione o arquivo do firmware (V10C_00.KDZ no meu caso).
  15. Inicie a atualização. O post no qual eu me baseei diz que caso haja algum problema, pode-se tentar com o telefone sem a bateria.
  16. No meio da atualização, o telefone é desligado. O controle do dispositivo deve novamente ser passado para o VirtualBox (Dispositivos > Dispositivos USB, como anteriormente). Não sei quanto tempo você tem para fazer isso antes que o KDZ desista, portanto, esteja atento!
  17. Agora ele deve ir até o fim...
A primeira vez que o telefone é ligado, demora bastante para iniciar. Paciência!
Ah, não esqueça de remover a linha no /etc/modprobe.d/blacklist.conf.

Era isso.

8 comentários:

Alex Rodrigues disse...

Eu coloquei a rom 10A original sem customização de operadora, em um que tinha a MIUI 2.3. Só que agora, após todo o procedimento, fica na tela "Android" e não carrega nunca o sistema. Tem solução?

Unknown disse...

"A primeira vez que o telefone é ligado, demora bastante para iniciar. Paciência!"
Você esperou bastante tempo?
Se tudo der errado, dá sempre pra entrar no modo de emergência e tentar de novo...

Unknown disse...

Man tem como me ajudar ?
por que eu fiz uma tutorial de outro site mais o meu celular nao sai da tela de Emergency Mode mais e o KDZ nao acha o celkula so da phone not alguma coisa la esqueci agora mais ai o que eu fasso?

Unknown disse...

Ih, não sou um expert no assunto, apenas relatei os passos que funcionaram para mim. De qualquer forma, não estou mais usando a ROM da LG, mas uma versão não oficial do Cyanogenmod, como descrito em http://luisfpg.blogspot.com.br/2012/06/tutorial-instalando-o-cyanogen-mod-no.html

Anônimo disse...

E mano voce,se ferro

Unknown disse...

@michael

eu tive prob pra conseguir fazer a primeira vez, resolvi instalando o lg pc suit atualizado e conseguindo q o pc reconhecesse o celular, dai o programa tb passa a enxergar.

detalhe q após colocar o novo firmware o 3g não consegui adicionar ponto de acesso, baixei o app apnbrasil no gplay e deu certo.

Anônimo disse...

OI eu tentei e consegui da primeira vez mas já faz um tempo,mas agora ele veio dar o mesmo problema e n sei o q fazer porque o programa da LG que baixei no PC fala q já foi baixado o software recente e ele n sai da tela do android...
Se tiver como me ajudar agradeço muito obg.

Unknown disse...

@Anônimo Ih, já não tenho mais esse telefone, e não posso ajudá-lo.